Muito discurso e bom público na platéia
Bastante prestigiada. Correligionários dos partidos, funcionários ligados ao Executivo, ou mesmo pessoas da comunidade, sem ligação com as legendas e os eleitos naquela casa. Assim foi a primeira sessão da Câmara Municipal de Brusque, realizada na noite desta terça-feira (5). Faltaram espaços na platéia para tantos que compareceram para assistir ao início dos trabalhos em plenário na nova legislatura.
A sessão foi aberta com discurso do prefeito Paulo Eccel.Na tribuna, ele falou, de forma rápida, sobre as ações que o Executivo tem programadas para 2013. Além disso, disse esperar que o bom relacionamento com a Câmara seja refletido na análise criteriosa de projetos que sejam de interesse da comunidade.
O primeiro vereador a usar a palavra efetivamente foi o presidente da casa, Guilherme Marchewsky. Os primeiros dias do mandato, afirmou, foram de ações para adequar a casa para facilitar os trabalhos dos vereadores. Desculpou-se e pediu tolerância por eventuais deslizes na forma de conduzir as sessões, pois são fatos de quem assume pela primeira vez um cargo destes.
Prometeu presidir a cÂmara sem sujar as mãos de forma que possa ser julgado pela sociedade. Despertar o interesse do cidadão pela coisa pública e aprimorar os mecanismos de transparências da Casa deram sequencia ao discurso.
“A visita e a consulta devem ser permanente nas dependências da câmara, pois as portas devem estar sempre abertas”, frisou.
Outros vereadores usaram a palavra no espaço reservado para as lideranças partidárias.
Claudemir Duarte (PT), o Tuta, anunciou que será o líder do governo. Agradeceu os votos que recebeu na eleição do ano passado e a confiança na escolha para ser o líder do partido.
JeaN Pirolla (PP) fez discurso baseado no que considera fortalecimento de seu partido, comparando da legenda na eleição de 2004 até 2012. Incluindo nisso a eleição de dois vereadores na cidade de Brusque e a reconquista da presidência na Alesc, com Joares Ponticelli.
Ivan Martins (PSD) citou o fato de a sessão ser bastante assistida, ao contrário de anos anteriores, onde poucas pessoas compareciam a câmara. Anunciou que será o líder da bancada do PSD.
Deivis Junior (PTC) anunciou seu nome como liderança do PTC na casa, além de agradecer a Alessandro simas (PR) por ter aberto mão da vaga para que ele assumisse.
Moacir Giraldi (PTdoB) disse que fez votos em todas as urnas de Brusque. Colocar o partido em evidencia na cidade é uma de suas missões na Câmara, disse.
Marli Leandro (PT) anunciou seu nome como Líder do governo.